MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES DE SOLOS e CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS E RELAÇÃO COM AMBIENTE

Compartilhe em suas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter


Serão abordadas metodologias utilizadas para análise de solos, assim como interpretação das mesmas, voltadas para recomendação de adubação e calagem.

Dia 13 de Setembro de 2019
19hrs-Abertura do evento, entrega de material para o curso, aula teórica sobre os principais métodos de análises de solos adotados no Brasil e inovações tecnológicas. (4hs)
Análises Convencionais, Plantio Direto, agricultura de precisão, pedológica e instrução de coleta para os diferentes sistemas.

Dia 14 de Setembro de 2019
Transformações de unidades, representação no solo desses nutrientes em relação a análise e expressão dos resultados. (8hs)
Calagem Gessagem
Estudo de caso: Interpretação de análise de solo (serão escolhidas duas culturas e duas análises de solos).

Palestrante: Cristiane Rodrigues

Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2008), Especialista em Solos e Meio Ambiente Pela Universidade Federal de Lavras (2001), graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Trabalhou como Engenheira em um contrato de assessoramento e apoio técnico ao DNIT (Superintendência GO-DF) de 2010 a fevereiro de 2019, no qual atuava na área ambiental desde a parte do licenciamento a projetos de recuperação de áreas degradadas, tais como erosões e voçorocas. Integra o quadro técnico do Solocria Laboratório Agropecuário Ltda. de 1999 até presente data, o qual realiza análise de solos, adubos, fertilizantes, sal mineral, bromatológicas e outas análises relacionadas a área agrícola. Trabalhou como Professora Convidada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás de 2010 a 2012.
Conselheira do CREA-GO indicada pela AEAGO, triênio 2019 a 2021. Tem experiência na área de Pedologia, Fertilidade, Pareceres Ambientais e Conservação do Solo e da água.

Dia 27 de Setembro de 2019
19hrs – Abertura do evento, entrega de material para o curso e aula teórica sobre as principais classes de solos de Goiás e da região de Goiânia. (4hs)

Dia 28 de Setembro de 2019
07:30hrs – Saída para Campo (8hs)
Aula prática de solos em campo a 4 perfis de solos representativos da região de Goiânia, com associação dos mesmos à paisagem; Exame da morfologia em associação com as características químicas

Palestrante: Virlei Álvaro de Oliveira

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ano de 1976), Especialização em Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto (1979) e em Técnicas de Sensoriamento Remoto Aplicadas (1992) através UFG/INPE e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (ano de 1998).
Entre 1976 e 1986 atuou no levantamento de solos do território brasileiro como membro da equipe técnica do Projeto RADAMBRASIL e a partir de 1986 trabalhou na equipe de pedologia da Fundação IBGE, onde procedeu levantamentos de solos em todo o território nacional e coordenou a elaboração do Manual Técnico de Pedologia produzido por aquela Instituição.
Atualmente colabora com a Embrapa Solos no desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e com a UFG em pesquisas sobre solos no Programa de Pós-graduação.

Local: Auditório da AEAGO.