Cursos da AEAGO: O Engenheiro Agrônomo e a Atividade de Perícia Agronômica

Compartilhe em suas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A preparação técnico-científica se constitui no melhor investimento que o profissional de agronomia pode fazer, visando alcançar o sucesso na sua profissão. A atividade de perícia relacionada a imóveis rurais e/ou atividades e produtos rurais, na sua quase totalidade, são da competência exclusiva do engenheiro agrônomo. Trata-se de atividade que possibilita melhores níveis de remuneração, quando comparada com outras áreas de atuação dos profissionais de agronomia.

Entretanto, em Goiás, assim como em todo o Brasil, é comum o engenheiro agrônomo ser solicitado para atuar em perícia agronômica, seja como perito judicial ou particular, seja como assistente técnico de perícia e surpreender-se com a sua falta de preparação técnica para atuar nesta especialidade da profissão. Nesses momentos, vem a angústia de não se sentir preparado para desempenhar o seu importante papel no interesse da sociedade, objetivo maior do exercício da profissão.

Visando oferecer aos engenheiros agrônomos diretrizes básicas para atuar como perito, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás – AEAGO, programou a realização dos seguintes cursos:

Inscrições para cada curso nos link acima.

 

O Instrutor

 

 Eliezer Furtado de Carvalho:

Cursos de graduação:

– Agronomia, pela ESALQ-USP;

– Administração, pela PUCGO/EEUFG.

Cursos de pós-gradução:

– Economia Rural – ESALQ-USP;

– Engenharia Econômica – UFG/FGV;

– Metodologia do Ensino Superior – UFG/ABEAS.

Atividade pericial:

– Atua como perito judicial e assistente técnico há 51 anos, com mais de 1.300 laudos pericias e pareceres elaborados;

– professor de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação em perícias, patrocinados por instituições como CONFEA, CONFAEAB, CREAs, IBAPE, INEAA, associações profissionais, UFG, PUCGOIÁS e outras;

Obras publicadas:

– autor dos livros: Perícia agronômica: elementos básicos; Perícia agronômica e ambiental: conduta do perito, lados e pareceres, em face da legislação e co-autor do livro Perícia ambiental e assistência técnica: instrumento de defesa dos interesses individuais e coletivos.

– Outras atividades:

– Professor das disciplinas de Economia Rural e de Administração Rural, pela EAUFG;

– Assessor Técnico da Carteira Agrícola do Banco do Estado de Goiás;

– Diretor Técnico da Aguaplan – Planejamento Agropecuário Ltda.;

– Presidente da AEAGO, por dois mandatos;

– Conselheiro Titular do CREA-GO por dois mandatos;

– Conselheiro Titular do CONFEA 1980/82;

– Presidente da Comissão Permanente de Pecuária de Leite da FAEG por quatro mandatos.

Homenagens recebidas:

– do CONFEA: – Láurea ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à Engenharia, Arquitetura e Agronomia;

– Prêmio, pela classificação em 1º lugar no Concurso Nacional de Criatividade e Inovação Tecnológica, com o trabalho: Procedimentos agronômicos em divisão e partilha de imóveis rurais;

– da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.