SEMINÁRIO PRONERA

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Nos dia 15 de agosto, o presidente da AEAGO, José de Souza Reis Filho participou da abertura do Seminário “Agronomia e Desenvolvimento Rural” do curso de Agronomia viabilizado pelo Incra por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera),na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG). O objetivo do Seminário foi acolher os estudantes e repassar informações sobre o funcionamento acadêmico.
Em sua fala, José Reis lembrou que a Agronomia gera e disponibiliza tecnologias de produção que devem ser acessíveis a todos os tipos de produtores, sendo que os assentados de reforma agrária, bem como os pequenos produtores familiares necessitam de estarem presentes nesse processo. Nada melhor para resgatar e incrementar a cidadania a esse público do que a formação de engenheiros agrônomos inseridos no contexto. Ao mesmo tempo, José Reis parabenizou a Escola de Agronomia, a UFG e o INCRA pela iniciativa
Trata-se da primeira turma de Agronomia pelo Pronera na UFG. A formação é destinada ao público da reforma agrária e agricultura familiar. Durante a jornada de dois dias do Seminário serão apresentados o perfil discente da turma, o histórico da questão agrária em Goiás e no Brasil e a pedagogia da alternância, entre outros temas.

Formação

As aulas do curso de Agronomia iniciam neste mês. A duração é de cinco anos e dez meses, sendo parte deste tempo na Escola de Agronomia da UFG, na capital Goiânia, e outro período na comunidade de origem do estudante para atividades curriculares supervisionadas pelos docentes. Os professores serão, preferencialmente, os mesmos do curso regular de Agronomia da universidade.

A formação é voltada para o público da reforma agrária: jovens e adultos dos assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas e acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

Embora seja uma turma vinculada a uma política pública afirmativa, o ingresso foi por meio de vestibular preparado pela UFG, ocorrido em 2 de junho, contendo prova objetiva, redação e a elaboração de um memorial descritivo a ser redigido pelo candidato narrando sua vivência no campo. Foram ofertadas 40 vagas para o público da reforma agrária oriundo de qualquer estado brasileiro.

Pedagogia da Alternância

No início de 2019, servidores do Incra e professores da UFG participaram de seminário cujo objetivo foi orientar os docentes da graduação sobre os métodos da Pedagogia da Alternância, adotados nos cursos do Pronera. A principal característica da metodologia é intercalar períodos na universidade e outros na comunidade de origem dos estudantes, onde eles participam, além dos afazeres das suas propriedades, de atividades supervisionadas para aplicação dos ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703
jornalismo@gna.incra.gov.br
incra.gov.br/go
incragoias.wordpress.com
twitter.com/GoiasIncra

Confira a matéria na íntegra em: http://www.incra.gov.br/noticias/calouros-de-agronomia-pelo-pronera-sao-recebidos-com-seminario-em-goias