MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES DE SOLOS e CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS E RELAÇÃO COM AMBIENTE

Compartilhe em suas redes sociais


Serão abordadas metodologias utilizadas para análise de solos, assim como interpretação das mesmas, voltadas para recomendação de adubação e calagem.

Dia 13 de Setembro de 2019
19hrs-Abertura do evento, entrega de material para o curso, aula teórica sobre os principais métodos de análises de solos adotados no Brasil e inovações tecnológicas. (4hs)
Análises Convencionais, Plantio Direto, agricultura de precisão, pedológica e instrução de coleta para os diferentes sistemas.

Dia 14 de Setembro de 2019
Transformações de unidades, representação no solo desses nutrientes em relação a análise e expressão dos resultados. (8hs)
Calagem Gessagem
Estudo de caso: Interpretação de análise de solo (serão escolhidas duas culturas e duas análises de solos).

Palestrante: Cristiane Rodrigues

Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2008), Especialista em Solos e Meio Ambiente Pela Universidade Federal de Lavras (2001), graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Trabalhou como Engenheira em um contrato de assessoramento e apoio técnico ao DNIT (Superintendência GO-DF) de 2010 a fevereiro de 2019, no qual atuava na área ambiental desde a parte do licenciamento a projetos de recuperação de áreas degradadas, tais como erosões e voçorocas. Integra o quadro técnico do Solocria Laboratório Agropecuário Ltda. de 1999 até presente data, o qual realiza análise de solos, adubos, fertilizantes, sal mineral, bromatológicas e outas análises relacionadas a área agrícola. Trabalhou como Professora Convidada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás de 2010 a 2012.
Conselheira do CREA-GO indicada pela AEAGO, triênio 2019 a 2021. Tem experiência na área de Pedologia, Fertilidade, Pareceres Ambientais e Conservação do Solo e da água.

Dia 27 de Setembro de 2019
19hrs – Abertura do evento, entrega de material para o curso e aula teórica sobre as principais classes de solos de Goiás e da região de Goiânia. (4hs)

Dia 28 de Setembro de 2019
07:30hrs – Saída para Campo (8hs)
Aula prática de solos em campo a 4 perfis de solos representativos da região de Goiânia, com associação dos mesmos à paisagem; Exame da morfologia em associação com as características químicas

Palestrante: Virlei Álvaro de Oliveira

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ano de 1976), Especialização em Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto (1979) e em Técnicas de Sensoriamento Remoto Aplicadas (1992) através UFG/INPE e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (ano de 1998).
Entre 1976 e 1986 atuou no levantamento de solos do território brasileiro como membro da equipe técnica do Projeto RADAMBRASIL e a partir de 1986 trabalhou na equipe de pedologia da Fundação IBGE, onde procedeu levantamentos de solos em todo o território nacional e coordenou a elaboração do Manual Técnico de Pedologia produzido por aquela Instituição.
Atualmente colabora com a Embrapa Solos no desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e com a UFG em pesquisas sobre solos no Programa de Pós-graduação.

Local: Auditório da AEAGO.