AEAGO presente no 9º Encontro de Líderes do Sistema CONFEA/CREAs

Compartilhe em suas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Representantes da AEAGO no Encontro de Líderes
Presidente, José Reis, vice-presidente, Onilda Albuquerque, conselheiro fiscal Marcelo Fernandes e conselheira do CREA-GO, Selizângela Pereira

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás, AEAGO, esteve presente no 9° Encontro de Líderes do Sistema CONFEA/CREAs, nos dia 12 a 14 de fevereiro de 2020, que reuniu cerca de 800 profissionais da área tecnológica nacional. Durante três dias, os principais temas das diversas áreas de atuação profissional foram debatidos ao mesmo tempo em que foram traçadas estratégias visando ao fortalecimento do Sistema, entidade que congrega mais de um milhão de profissionais e 250 mi empresas.

Além do presidente da AEAGO, que representou a associação no Encontro das Entidades Precursoras, estiveram presentes, também, os membros da diretoria Onilda Arantes, Cristiane Rodrigues, Márcio Resende, além do conselheiro fiscal Marcelo Fernandes.

O presidente José Reis foi convidado para o evento em função de a AEAGO ser reconhecida como Entidade Precursora do Sistema, sendo que todos os custos foram dispendidos pelo CONFEA. Os demais representantes participaram por serem conselheiros do CREA-GO.

 

O que são Entidades Precursoras?

Reunião das Precursoras
José Reis (Presidente da AEAGO), Reynaldo Barros (Superintendente de Integração do Sistema/CONFEA), Lenaldo Almeida (Coordenador das Precursoras), Ferrucio Kochinski (Coordenador adjunto das Precursoras).

Pela Decisão Plenária (PL) 2727/2012, o CONFEA manifesta o reconhecimento e a gratidão do Sistema Confea/Crea às entidades de classe e às instituições de ensino que estiveram representados na Sessão Plenária Ordinária de Instalação dos 27 (vinte e sete) Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e do Confea, alçando-as, oficialmente, à qualidade de Entidades Precursoras do Sistema Confea/Crea.

Com base no critério definido pela PL 2727/2012, em 2018 a AEAGO solicitou ao CONFEA o reconhecimento como Entidade Precursora, o que ocorreu por meio da Decisão Plenária nº 1694/2018.

Na reunião ocorrida no Encontro de Líderes, os representantes de cerca de 40 entidades precursoras definiram como coordenador o eng. eletric. Lenaldo Cândido de Almeida, do Instituto Politécnico da Bahia (IPB) -, instituição fundada há 123 anos e reconhecida pelo Confea como entidade precursora do Sistema ano passado. Para coordenador adjunto foi eleito Ferrucio Kochinski do Instituto de Engenharia Do Paraná (IEP).

Ainda na reunião, foi apresentada e discutida minuta de criação do regimento do fórum, que será encaminhado ao CONFEA.

O coordenador eleito, Lenaldo Almeida, que era coordenador adjunto até então, falou das expectativas dos trabalhos para 2020. “Precisamos harmonizar os interesses e demandas dentro do grupo. Em seguida, levaremos ao Confea planos de trabalhos estruturados”. Também na pauta, temas como planejamento e dinamização das Precursoras, Agenda Parlamentar do Sistema Confea/Crea, Política de Patrocínio, entre outros.

O presidente da AEAGO, José Reis, representou a CONFAEAB na Reunião das Precursoras, uma vez que a Confederação também é reconhecida pelo CONFEA como tal  e o presidente Kleber Santos encontra-se representando a CONFAEAB em outros fóruns do Encontro de Líderes, uma vez que tem acento no CDEN e terminava o mandato como coordenador da CCEAGRO.

Agenda Parlamentar

Agenda Parlamentar
Comitiva do CREA-GO, visitando o Deputado Federal por Goiás, Adriano do Baldy, com a presença do Presidente da AEAGO, José Reis, do presidente do CREA-GO, Francisco Almeida e outros conselheiros do CREA-GO.

Os representantes da AEAGO, especialmente o presidente José Reis e o conselheiro fiscal Marcelo Bueno, integraram a comitiva do CREA-GO em Ação Parlamentar no Congresso Nacional, que esteve nos gabinetes dos deputados federais Glaustin da Fokus, Dr. Zacarias Khalil, Adriano do Baldy, Francisco Júnior e Vitor Hugo, líder do Governo Bolsonaro.

Nas breves reuniões, os representantes do Crea-GO distribuíram e debateram a Agenda Legislativa Prioritária do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2020, além de ter abordado também os projetos institucionais e a fiscalização inteligente do Crea de Goiás, a 77ª Soea e as ações do Grupo em Prol do Anel Viário Metropolitano.

Leia mais sobre a Agenda Parlamentar do CREA-GO aqui.

 

CCEAGRO

O conselheiro fiscal da AEAGO, então coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-GO, Marcelo Bueno Fernandes e a vice-presidente da AEAGO e conselheira do CREA-GO, Onilda Albuquerque Arantes, participaram das reuniões da CCEAGRO. Foram eleitos como Coordenador, o eng. agr. Thiago Castro de Oliveira (Crea-RO) e, como Coordenador adjunto, o eng. agr. José Fernandes de Melo Filho (Crea-BA).

Outras Atividades

O Encontro de Líderes contou com diversas outras atividades importantes, que contribuem para o direcionamento do Sistema CONFEA/CREAs, no qual a AEAGO, como entidade, está inserida. Veja mais dessas atividades nos links a seguir:

Lançamento da SOEA;

Programa Mulher;

Palestra do Ministro Substituto do TCU, André Luís de Carvalho.