Palestra técnica: “Bambu: cultura de um futuro que se apresenta em Goiás”

Compartilhe em suas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Ode ao Bambu.
Um homem pode acomodar-se em uma casa de bambu sob um teto de bambu, em uma cadeira de bambu a uma mesa de bambu, com um chapéu de bambu em sua cabeça e sandálias de bambu em seus pés. Ele pode, ao mesmo tempo, ter em uma das mãos uma tigela de bambu, na outra mão pauzinhos de bambu, e comer brotos de bambu. Quando ele terminar sua refeição, que foi cozida em fogo de bambu, a mesa pode ser lavada com um tecido de bambu, e ele pode abanar-se a si próprio com um leque de bambu, tirar uma siesta em uma cama de bambu, deitado sobre uma esteira de bambu, com sua cabeça repousando sobre um travesseiro de bambu. Seu filho pode repousar num berço de bambu, brincando com um brinquedo de bambu. Ao levantar-se ele fumaria um cachimbo de bambu e, com uma caneta de bambu, escreveria em papel de bambu, ou transportaria suas coisas numa cesta de bambu suspensa por uma vara de bambu, com um guarda-chuva de bambu sobre sua cabeça. Ele pode então fazer uma caminhada sobre uma ponte suspensa de bambu, beber água de uma concha de bambu, e coçar-se com uma raspadeira de bambu.

Venha conhecer um pouco sobre o Bambu, uma planta maravilhosa, por muitos considerada como “presente dos deuses” ou “ouro verde”. Serão abordados aspectos técnicos relacionados à cultura do bambu, suas infinitas possibilidades de uso e a situação atual da cultura no estado de Goiás.

Sobre o palestrante

Rogério de Araújo Almeida é mestre e doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Também possui especialização em Desenvolvimento Comunitário (Kellogg Foundation e Partners of the Americas), Máquinas Agrícolas (Universidade Federal de Lavras – UFLA) e em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (UFG).

O engenheiro agrônomo já trabalhou na Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) e desde 1993 é professor da UFG, nos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e especialização em Tratamento e Disposição de Resíduos. Rogério também atua com Agricultura Familiar, Mecanização Agrícola e Saneamento Rural e ainda coordena a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Cultura do Bambu no Estado de Goiás – Rede Bambu Goiás.

Inscrições

Os interessados na palestra “Bambu: cultura de um futuro que se apresenta em Goiás” devem se inscrever por meio do site do Crea-GO, acessando o ícone “Cursos e Eventos” e, na sequência, “Eventos e Palestras”, ou diretamente clicando aqui. No dia da palestra, o link de acesso à sala virtual em que a aula será ministrada ao vivo será enviado no e-mail informado.

A palestra será online, no dia 4 de agosto, às 19 horas. Inscreva-se gratuitamente no site do Crea GO, www.creago.org.br
Mais uma promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás em parceria com o Crea GO.